domingo, 5 de junho de 2016

Sobre tudo o que se deve guardar.





Sempre que se pretende guardar alguma coisa, ou proteger algo, a medida mais adotada é esconder debaixo de várias outras coisas, no fundo de um baú, deixar em um cofre, num banco, usar senhas e etc.

Há também uma escala de cuidado para as coisas que guardamos; algumas com um cuidado mais especial do que outras.

O corpo humano também é assim. E um dos órgãos mais bem protegidos do nosso corpo é o coração, fica bem guardado no peito, envolvido por músculos, ossos e peles, longe das extremidades mais vulneráveis.

Salomão disse certa vez: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. ( Pv 4:23)

Ou seja, na lista de todas as coisas com as quais se deve guardar com cuidado, bem no topo desta lista, deve estar o coração, porque ele é a fonte das atividades emocionais, intelectuais e morais de uma pessoa. O coração controla o corpo, como por exemplo: o rosto em Pv 15:13 “O coração alegre aformoseia o rosto”; A língua em Pv 15:28 “o coração do justo medita o que ele vai responder”; os pés em Pv 6:18  “O coração trama os projetos iníquos e os pés apressam em executar o mal”; os olhos em Pv 4:25 “os teus olhos olhem direito”.

O coração pode ser sábio, puro ou perverso, e essa tendência determina as ações de uma pessoa, mesmo que os olhos sejam a porta de entrada dos desejos, é o coração quem irá determinar o proceder. Mesmo que os pés caminhem para fazer o mal, o coração decidiu antes.

Sendo assim, manter o coração em um lugar seguro, longe das áreas vulneráveis é fonte de bem estar físico, emocional, mental e espiritual.
O lugar seguro para fazê-lo é no Senhor, único lugar onde o mal não terá acesso. Sobre tudo o que se deve guardar... guarda o teu coração!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário