sexta-feira, 17 de junho de 2016

O sonho da vida digna!!!







UMA VIDA DIGNA

Na Grécia antiga cerca de 400 anos antes de Cristo, Platão falou sobre o que seria uma vida digna. Enquanto todos buscavam alcançar riquezas, honra e prazer, ele apresenta uma vida digna como viver de acordo com virtudes fundamentais: sabedoria, piedade e justiça.

Ainda 500 anos antes de Platão o grande rei Salomão disse: Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas e o ser estimado é melhor do que prata e ouro. E olha que ele possuía muitas riquezas. Pv: 22:1

Há mais de 2.000 anos atrás Jesus alertou sobre o perigo das riquezas: em Lucas 8:14 “ a semente que caiu em entre os espinhos são os que ouviram a palavra, e no decorrer dos dias, foram sufocadas com os cuidados deste mundo, riquezas e deleites da vida; seus frutos não chegaram a amadurecer”.

Estamos em  2016 e nada mudou: como na Grécia antiga, a busca pelas riquezas, honra e prazeres tem determinado a vida de muitos. E nessa busca muitos tem caído em ciladas, a exemplo dos nossos políticos que na ânsia de riquezas perdem o bom nome, a exemplo dos que perdem a saúde em prol de mais horas de trabalho, perde-se os filhos por dedicar mais do tempo em busca do dinheiro do que estar com os filhos e acompanha-los, perde-se as famílias em busca dos prazeres eróticos tipo fast food, em busca de relacionamentos sem compromisso.

A vida digna de Platão é viver de acordo com virtudes fundamentais: sabedoria, piedade, justiça.
Sabedoria: um dom que nos permite saber o melhor caminho a seguir;
Piedade: compaixão pelo sofrimento alheio, misericórdia.
Justiça: vontade constante de dar ao outro o que é devido.

Como se vê essas virtudes são boas, as palavras de Jesus são boas pra hoje e para a eternidade, mas não boas o suficiente para os que buscam a riqueza, a honra e o prazer. Há uma controvérsia no estilo quero e não quero, quero mas não agora.

O tempo tem mostrado que tal busca não tem trazido satisfação, logo a opção da vida digna com certeza é a opção a ser conhecida e buscada a tal ponto faça parte do viver diário, e assim vivendo com sabedoria, piedade e justiça estaremos mais próximos de uma vida perfeita, sermos pessoas de alma boa, pois essas virtudes trazem bem-estar, trazem satisfação, prazer duradouro e muito mais...


Um comentário: