segunda-feira, 6 de junho de 2016




Insistir e não desistir dos filhos

Já ouvi várias vezes que “criar” filhos é fácil, cuidar e educar filhos é que é muito difícil.

E por mais emoções e que envolvam uma gestação e um parto, depois vem o educar... que é tarefa bem complexa.

A educação envolve vários aspectos tais como: físicos, emocionais, intelectuais, psicológicos, espirituais, e vários outros. Uma criança bem cuidada e acompanhada tem bons resultados em cada um desses aspectos.

Cuidar fisicamente de um filho requer atenção diária e constante, isso é o básico. Cuidar do emocional e psicológico de uma criança exige uma observação silenciosa e ensino com atitude. Na formação intelectual tem a AJUDA das escolas, mas transformar um filho em um cidadão com uma mente crítica, politizada, cooperativa e honesta é tarefa familiar, é no contexto familiar que a criança poderá, debater sobre diversos assuntos com segurança.  Quanto á educação espiritual trata-se da base para todas as outras, pois fortalecerão a mente e o coração e darão a fé e esperança. Há um texto bíblico que expressa quão intensa deve ser a educação espiritual de uma criança, diz o seguinte: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e com todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6:3-8, ou seja: a educação espiritual é o tempo todo, em casa e fora de casa, andando, deitando e levantando. Há outro versículo que diz: ... mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. Provérbios 29:15 uma criança sem limites que segue as suas próprias vontades traz dificuldades.

Já ouvi isso em algum lugar que não devemos desistir dos filhos, é óbvio que ninguém quer desistir dos filhos, mas ao analisar cada aspecto da formação pessoal de um indivíduo e as deficiências que aparecem na sociedade fica claro que alguns têm desistido, deixando os filhos aos cuidados de professores cuja responsabilidade é ensinar “determinado” conteúdo em algumas horas semanais. Quando terceirizam a formação espiritual esperando que em poucos minutos por semana alguém alcance o coração com uma mensagem sobre Deus. Desistem dos filhos quando cedem aos caprichos, ao medo, ou ao desânimo. No livro “O grito de guerra da mãe tigre” onde a autora é uma jornalista morando em Nova York e educa as filhas nos rígidos moldes da sua origem chinesa, li que essa mãe não aceitava que as filhas tirassem qualquer nota menor que 10 o que achei exagero, mas depois que li esse livro não vibro com nota 7, aprendi também que uma mente em formação não deve ficar horas em descanso ou diversão. Acompanhar os filhos é exaustivo, mas será determinante para desempenho. 

Quando ensinamos, motivamos e exigimos estamos dizendo eu me importo com você, eu apoio você, eu acredito em você.

Em regra geral ninguém vai desejar tanto bem aos filhos quanto os pais, ninguém vai se dedicar com tanto amor, não vai orar com tanto fervor, não vai olhar pra eles mais profundamente que uma mãe e um pai. Esse preço é dos pais.

Certa vez minha filha queria desistir das aulas de violão, meu marido então olhou pra ela bem firme e disse: minha filha, você por enquanto ainda não tem vontade, você ainda não sabe o quê quer, então eu quero que a senhorita faça aula de violão. Hoje ela faz as aulas sem reclamar, e pega as cifras bem rápido. É um simples exemplo de que ás vezes não desistir dos filhos é decidir por eles. 

Pensar no futuro dos filhos ajuda a planejar mais no presente para médio e longo prazo. Seria tudo muito simples se tudo se resumisse a uma gestação de nove meses e um parto. Com muita oração ( orar + ação) e orientação divina alcançaremos nossos objetivos na formação de nossos preciosos filhos. Deus nos abençoe!





Um comentário:

  1. Parabens vc será benção navida de muintos pais maravilhoso seu texto Deus continui te dando essa inteligencia bjs vc é especial

    ResponderExcluir