quarta-feira, 29 de junho de 2016

Gente boa também faz coisas ruins.




GENTE BOA TAMBÉM FAZ COISAS RUINS

Todo mundo sabe que não existe um ser humano perfeito. Por mais que admiremos alguém, por mais perfeita que a pessoa se pareça, ela também pisa na bola. Às vezes nos assustamos com nossas próprias atitudes, quando analisamos uma ocorrência e percebemos que fizemos uma... coisa feia, reprovável.

Mas por que isso acontece? Na nossa mente já está formado um ideal de procedimento correto e aceitável, no íntimo existe um padrão moral que nos baliza e alguns limites são claramente intransponíveis etc. mas no nosso dia a dia as vezes nos decepcionamos quando fazemos o que é ruim e nos entristecemos ao saber de alguma coisa que um amigo, um parente, alguém famoso ou desconhecido ultrapassou os limites do que é esperado de cada um, do que é bom e aceitável, do politicamente correto.

 - Mas fulano é tão bom, ele não faria isso?
- Mas beltrano é tão educado, como ele pôde?

Seria a pressa? A frustração? A falta de educação? Impaciência? Intolerância? Maldade? Nada disso justifica, mas qualquer dessas coisas pode acender o estopim para a prática das coisas ruins. Dentro de todo ser humano existe o potencial para fazer coisas boas e más.

Existe algum meio para não praticar o mal?


Infelizmente enquanto respirarmos estaremos suscetíveis a tais práticas. Mas ao pensarmos no quanto podemos ferir ou magoar e maltratar quem amamos ou nossos semelhantes proporcionando sofrimento, podemos nos cuidar de tal prática. Não pensar que estamos em um pedestal sendo santos e irrepreensíveis já nos dá humildade suficiente para ouvir a bíblia que é a melhor conselheira, quanto a isso, ela ilumina, nos instrui e ensina. Por exemplo:

Não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem Romanos 12:21
 o mal não deve nos dominar.
Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Tiago 1:20.
Então não adianta ficar bravo.
Não torneis a ninguém mal por mal, mas esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens. Romanos 12:17
Como abrir-se de uma represa, assim é o início de uma contenda, desista antes que haja brigas. Provérbios 17:14
O prudente vê o mal e se esconde, mas o simples passa adiante e sofre a pena. Provérbios 27: 12


Sempre que pensamos a médio e longo prazo evitamos muitos transtornos na vida, assim fortalecer a nossa mente e coração com a palavra sagrada, é a melhor forma de prevenir contra a prática da maldade. Ser um instrumento das trevas na vida dos outros é trágico,  (com poucas palavras podemos causar um grande mal), ao contrário, ser canal de luz, na vida dos outros, é algo divino ( poucas palavras podem impedir um grande mal). Buscar continuamente a sabedoria do alto nos livrará sempre dessa possibilidade de fazer coisas ruins e afinal de contas... De gente boa, se espera coisas boas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário