segunda-feira, 13 de junho de 2016

Que bicho te mordeu???






QUE BICHO TE MORDEU?

Essa é uma daquelas perguntas prontas, uma metáfora que usamos para indagar a uma pessoa que está triste ou com raiva, sobre o que foi que a deixou nesse estado.

Quando era criança fui mordida por um vira-lata e deu uma trabalheira e tanto, fiquei entre vacina, dor e pé inchado por uma semana, e trago uma cicatriz dessa história. Algumas mordidas ou picadas têm danos mais graves como reações alérgicas ou até morte. Esse é o sentido literal da situação.

Mas voltando à metáfora, têm muito “bicho” a solta e consequentemente, muita gente sendo mordida, às vezes por falta de proteção, às vezes porque o bicho foi atrevido mesmo estava com a doença de raiva, e ficou descontrolado.O palco para isso é a nossa vida diária. Uma conversa com um amigo, um diálogo qualquer com um familiar, até uma situação com um desconhecido e pronto de repente você está mordido.

As feridas causadas por esse ataque não são visíveis e por isso mais difíceis de tratar, logo, é preciso atenção e autoconhecimento para que não fiquem abertas por muito tempo, causando mágoa, rancor e afastamento, matando por fim o relacionamento. A bíblia traz o um antídoto para o veneno da raiva, quanto mais rápido ele for aplicado mais rápido será cortado o efeito do veneno.Trazer sempre guardado alguns deles é muito bom, por exemplo:

1-    Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha.  Efésios 4:26. Não dar tempo para que o mal cresça.

2-    O Senhor diz: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?“ Isaías 43:18-19  vida nova, bola pra frente.

3-    Evite a ira e rejeite a fúria, não se irrite,
 isso só leva ao mal. Salmo 37: quando um não quer, dois não brigam.

4-    A resposta calma desvia a fúria,
      Mas a palavra ríspida desperta a ira. Provérbios 15:1. Está em nossa mente o auto controle para com nossa língua desviar a ira .

5-    Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Tiago 1:19-20.
                                   
  Ter na mente esses antídotos e aplica-los tão logo aconteça a “mordida” é a chave para não entrar naquele ciclo de raiva-mordida-mágoa-ferida-perdão-cura. Interromper esse ciclo é possível com o crescimento  espiritual, isso ocorre através da leitura da palavra, meditação e oração...
 d i a r i a m e n t e.
                                   








Nenhum comentário:

Postar um comentário