domingo, 5 de junho de 2016

Como calmante para elefante!





Outro dia assistindo a um programa de TV vi um elefante sedado para receber um implante para monitoramento, desses que ajudam a estudar e preservar uma espécie. Bem, quando vi aquele dardo de tranquilizante derrubando um enorme elefante pensei, ás vezes na vida a gente precisa disso. Para aqueles momentos de gênio indomável, ira colossal, em que é impossível contar até 10 antes de fazer ou falar uma bobagem.
 A soneca do elefante evita um grande mal. Só é seguro cutucá-lo dormindo porque apesar de aparentemente ser dócil e na dele, trata-se de um animal que não conhece seu próprio potencial de destruição.
Certamente já cruzamos com seres humanos com um potencial desses e ficamos ali sem um dardo que lhe aplacasse.
Mas bíblia tem algo parecido com esse dardo, em gálatas 5:22 e 23 aprendemos a obter controle sobre nós mesmos, de modo que não soframos nem causemos sofrimento aos outros. Diz a bíblia que as pessoas que são controladas pelo Espírito Santo produzem um Fruto que é muito útil para agir e reagir. Esse fruto nos faz produzir amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Se colocar o fruto do Espírito aqui nesse contexto de falta autocontrole parece que o domínio próprio é o que mais se encaixa nessa questão, mas cabe também paz, bondade, longanimidade, mansidão...
Como seres racionais, podemos aprender a reagir de forma inteligente.
Como seres emocionais, que não sejamos dominados pelas emoções. E como seres espirituais, podemos nos entregar e deixar dominar pelo Espírito Santo, porque contra isso não há lei, não sofreremos dano algum, nem teremos que consertar o mal que causamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário