domingo, 5 de junho de 2016

Sobre amar e ser amado!

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos se não tiver amor serei como o bronze que soa...
Se tiver muitos dons e muito conhecimento, se não tiver amor nada serei..I Coríntios 13: 1

As realizações, conquistas, viagens, aquisições diversas, nos trazem muita alegria. Mas no fim de tudo... O que realmente importa é se você amou ou se você foi amado.

No fim dos dias as grandes aquisições e conquistas não terão significado algum se a solidão for o sentimento predominante.
O amor tão cantado, desejado, buscado é sem dúvida uma das grandes questões  a se aprender da vida.  Mas é um caminho excelente quando além de encontra-lo se aprende a expressá-lo.

Segundo o escritor Gary Chapman em seu livro “As cinco linguagens do amor” existe dentro de nós um tanque que pode estar vazio ou cheio dependendo do quanto nos sentimos  ou não “amados”. Essa leitura ajuda a entender porque algumas pessoas que tem “tudo” se sentem com os tanques vazios de amor, se sentem infelizes, sentem que não são amadas.

Isso porque cada pessoa entende o amor de uma forma, e é preciso descobrir a linguagem com que cada pessoa entende o amor para dizer com atitudes que você o ama. Por exemplo: Eu tenho duas filhas e cada uma tem um entendimento diferente de ser “amada”, uma delas se sente amada quando eu faço algum prato que ela gosta ou quando faço uma escova em seu cabelo, quando conserto uma roupa, ela fica tão feliz e me diz de um jeito meigo – mãe, você sabe que eu te amo néh!?

Já a segunda ama quando passo tempo com ela, pode ser vendo um filme, ouvindo suas histórias da escola, dos professores. Ela vai longe nessas histórias, especificando os mínimos detalhes.

Chapman dispõe da seguinte forma as linguagens que entendemos o amor:

1)TEMPO: algumas pessoas se sentem amadas quando você dedica a elas seu tempo. Certa vez ouvi a historinha de uma criança que chegou ao pai e perguntou - pai, quanto dinheiro o senhor ganha em uma hora de trabalho? Então depois de alguma insistência alcançou um valor do pai atarefado. Algum tempo depois a criança chega ao pai e diz toda entusiasmada: papai, papai eu trouxe o seu dinheiro, agora o senhor pode passar uma hora comigo? Para alguns, passar tempo com alguém é a melhor coisa do mundo. Conversando, caminhando, orando, viajando, comendo pipoca ou num belo jantar, etc... o que importa é estar junto.

2) SERVIÇO: pode parecer meio estranho mas algumas pessoas se sentem amadas quando alguém “trabalha” pra elas, não por dinheiro é claro, mas por dedicação mesmo, sentem-se importantes. Sendo servidas sentem que são amadas. Com essas pessoas a forma eficaz de dizer que ama é por ex: fazer seu prato predileto, ajudando em alguma tarefa, cuidando enfim. (nesse ponto vejo também o exemplo de Jesus, servir parece algo cansativo, mas foi um exemplo deixado pelo mestre, Ele mesmo diz: O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir).

 3) RECEBER PRESENTES: algumas pessoas recebem presente e nem abrem, colocam de lado pra abrir depois. Já outras abrem com tanto brilho no olhar, com tanta pressa que até rasgam o pacote, dependendo do presente até choram, devido ao significado, porque você se importou e se lembrou dela, você a ama.

 4) PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: outras pessoas já precisam de elogio, de reconhecimento, de incentivo ou mesmo de declarações de amor e carinho. Como por exemplo:  Há mulheres que têm todo o conforto dentro de seus lares, são bem cuidadas e protegidas, suas contas são pagas, mas não se sentem amadas, porque a linguagem que elas entendem são de palavras afirmativas.

5)TOQUE FÍSICO: o que eles vêm ou ouvem passa sem perceber ás vezes ou não fica gravado, mas amam ser tocadas, sabe o cafuné? Massagem? Quando você se senta perto de alguém que entende o amor como toque, tudo que eles querem é que você fique alisando, encostando, pra estes o dia é prefeito quando termina com uma massagem. Elas até te ouvem melhor e se lembram do que você disse quando são tocadas enquanto você fala.

Nós temos temperamentos diversos, sentimos e entendemos o amor de forma diferente, falar a linguagem correta é tudo. Adianta falar português a quem só entende russo? Não mesmo.

Não vai durar muito a alegria de alguém a quem você da um PRESENTE e não dedica o seu TEMPO, quando este é a sua linguagem. Não vai durar muito a alegria de alguém que é elogiado e amado em palavras quando ela entende o amor como SERVIÇO prestado.


Nós podemos refletir o amor que Deus comunicou a nós de forma mais eficiente, se olharmos mais atentamente aqueles a quem amamos e aprender a sua linguagem. Que Deus nos dê sabedoria e paciência para trilhar esse caminho que é sobremodo excelente. Que Deus nos abençoe!!

Um comentário:

  1. É verdade, a bíblia tem sempre um remédio que nos faz bem, basta que tenhamos a coragem de lê-la e aplicar seus ensinamentos em nossa vida. Parabéns pelo blog. Gostei muito.

    ResponderExcluir