Mimimi.
Sempre pensei que reclamação fosse coisa ruim, coisa de gente
chata. Criticar então, só se fosse de forma construtiva e mesmo assim com muito cuidado.
Esse pensamento perdurou, até que ha alguns anos atrás descobri que a
reclamação quando bem administrada, pode
trazer desenvolvimento, pode ser um meio de aperfeiçoamento.
No início resisti na verdade, pensei ... mais trabalho. Mas passada
a resistência inicial, achei a novidade interessante. Tentar enxergar esse fato como
uma oportunidade para melhorar um contexto é muito mais estimulante.
Por exemplo, quando minha filha chega da escola reclamando
que a professora deu uma prova muito difícil. Logo penso qual a sua motivação:
minha sensação é que ela está frustrada com o possível resultado da prova. A
Solução: acalmar a “pessoinha”, após algumas horas conferir o conteúdo da prova
com o que foi divulgado para a o estudo. Se houve falta de atenção ao responder
alguma pergunta ou se ela realmente não estudou o suficiente e não domina a
matéria da prova. O passo seguinte é conscientizar que ela precisa se dedicar
mais, o problema não é da professora que deu uma prova difícil.
Outro exemplo, esse encontrado na bíblia, quando o povo de
Deus fugiu do Egito e entrou no deserto, houve escassez de alimentos e água e teve
muita reclamação por isso. Nesse caso a forma de reclamar foi errada. Êxodo
capítulo 15 e 16. Mesmo assim Moisés levou a questão a Deus que era quem
efetivamente poderia resolver o problema, e o Senhor repreendeu o povo e saciou
milagrosamente a fome e a sede de todos.
Muitas vezes nossa queixa é pertinente, porém a forma como a
apresentamos gera outros dissabores. Quando identificamos um problema, analisar
a quem apresenta-lo e como apresenta-lo pode reduzir o desgaste e a demora em resolvê-lo.
Outra reclamação frequente é a escassez de tempo. Tarefas que não são realizadas, prejudicando
todo um contexto, individual, familiar ou de uma comunidade. A justificativa de
todos é a falta de tempo.
O que fazer quando 24:00h não são suficientes em um
dia? Nesse caso a priorização das coisas pela definição do que é urgente ou circunstancial é um fator que agrega harmonia e tranquilidade ao indivíduo
e sua vivência, familiar ou social.
Administrar essas questões é uma necessidade, ninguém
consegue viver no ritmo da música “deixa a vida me levar”. Resolver os
problemas na medida em que vão surgindo, certamente irá gerar pendências em
todos os ambientes. Agendar as atividades a curto médio e longo prazo é antecipar-se
aos problemas e impedir muitas das queixas recorrentes.
Como são inevitáveis, tratar as reclamações como uma
oportunidade de aperfeiçoamento com certeza já é um grande passo para o bem
estar de todos.
Não te furte a fazer o bem a quem de direito, estando na sua
mão o poder de fazê-lo. Provérbios 3:27.
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