sábado, 9 de julho de 2016

Esqueceu o Filtro?






Esqueceu o Filtro?!!

Quando eu era criança tínhamos um filtro de barro em nossa casa onde era colocada a água retirada de um poço, depois de um tempo passando lentamente pelas velas a água livre de impurezas e bem mais fresquinha estava pronta para o consumo.

A imagem daquele filtro sempre me vem à mente quando me deparo com algumas situações onde “um filtro” faria total diferença. 󾬗

Por exemplo aquele " filtro que a gente tem que fica entre a cabeça e a língua. O que está na cabeça sempre deve passar por um filtro de velas bem limpas e bem ajustadas antes de chegar à boca, caso contrário pode haver contaminação e doenças.

Pesquisadores dizem que dois terços da nossa linguagem são não verbais: Como olhamos, tom de voz, expressão facial, gestos, tudo isso é linguagem, e pode indicar: ira, raiva, tristeza, frustração, ódio, ou amor, ternura, carinho, doçura e bem querer.
Salomão foi um rei muito sábio e disse uma coisa interessante sobre jeito de falar:
"Palavras agradáveis são como favos de mel, doces para alma e medicina para o corpo". Pv . 16:24.
Falar com sabedoria é saudável!!! É louvável o saber expressar-se!
Viver sem ferir com a fala torna uma pessoa irrepreensível segundo Tiago cap. 3.
Palavras curam, mas também podem fazer adoecer! 󾮠
Por essa razão devemos ter nossas velas sempre  bem limpas e ajustadas para filtrar antes de falar, devemos oferecer somente "água pura" para quem quer que seja!󾦅

Alguns personagens bíblicos podem ajudar a esclarecer bem a ideia do filtro, vamos a eles:

O apóstolo Pedro, sim um apóstolo com um pequeno descontrole no falar, era apressado demais, um tagarela, e Jesus o colocou no seu devido lugar algumas vezes. Ele discordou de Jesus porque ainda não estava devidamente preparado, até que um dia mesmo sendo avisado pelo mestre ele falhou e com isso chorou amargamente. (Lucas 22), finalmente quando foi ajustado, passou a ser controlado por Deus e se tornou uma grande bênção!

Mas teve um homem que não conseguiu se ajustar. Nabal era muito irado, pavio curto, esbravejava com todos sem pensar nem um pouco nas consequências, um dia ele colocou a sua vida e a vida da família em risco por causa do seu falar briguento. Sua esposa conseguiu salvá-los usando de muita humildade. Mas a bíblia diz que depois disso o coração dele “pesou” e ele morreu (I Samuel 23). Expressar-se  sem polidez nas palavras pode matar relacionamentos, entre filhos e pais, entre cônjuges, entre irmãos, entre amigos etc. afinal nem todo mundo perdoa setenta vezes sete, ou tem pessoas que apesar de perdoar não querem caminhar a segunda milha e acabam por deixar morrer bons relacionamentos. 
É melhor mudar como Pedro nas mãos de Deus do que morrer como Nabal com o coração “pesado”.

Por fim Doegue que estava na casa de Deus e viu o sacerdote dar pão e uma espada a Davi, e contou ao rei Saul. Por causa disso muita gente morreu. Primeiro Doegue foi um fofoqueiro, e tornou um assassino. (I Samuel 22) quanta destruição em umas poucas palavras!!! As interpretações erradas como a de Doegue acontecem hoje, por isso todo cuidado! A razão muda de lado de acordo com a tendência do nosso coração.

Os três personagens acima tinham problemas por não saber o quê falar, como falar e quando falar.
Provérbios 25:11 como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita há seu tempo.
Provérbios 15:1 a resposta branda desvia a fúria, mas a palavra dura suscita a ira.
Provérbios 15:18 O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.
Por último Tiago diz que quem não tropeça em falar é PERFEITO. Tg 3:2


Que Deus nos fortaleça para mantermos as velas limpas e ajustadas e assim ser bênção onde formos; levar paz onde passarmos; e onde houver intrigas ou discórdias que sejamos instrumento de harmonia. Sejamos sempre usados por Deus e controlados pelo seu Santo Espírito!! 

Deus nos abençoe em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário