domingo, 26 de março de 2023

A vida é rotina.

 


Dias atrás numa conversa sobre uma ansiedade que me incomodava bastante, minha filha me disse: - Mãe, nós ficamos ansiosas porque focamos muito nos  resultados; precisamos focar mais no nosso dia a dia, porque passamos a maior parte do nosso tempo é nos processos e na rotina, então é nisso que devemos concentrar. 

Assim nossos anseios e objetivos serão alcançados sem estresse.

Daí em diante, estou refletindo nessa conversa, e concordando com ela. 

Tudo demanda tempo, rotina e processos; início, meio e fim. A natureza mostra isso: as estações, as fases da lua, o dia e a noite, o vai e vem das ondas, o plantar, esperar germinar, o colher, as gestações enfim, tudo é processo, então, pra quê a pressa? Pra quê a ânsia de ver resultado rápido? 

Podemos perceber tanta coisa boa na rotina, a exemplo da dedicação de quem estuda, a superação de quem treina o corpo, a luta num tratamento de saúde, a disciplina de repetir lições até que a criança aprenda, da motivação para trabalhar todos os dias. 

Percebendo esses esforços, nasce nossa admiração pelas pessoas, Como haveria reconhecimento se não atentarmos para a rotina de quem alcança seu objetivo. O que fez alguém para alcançar um diploma, ou vencer uma doença, a criança que aprendeu a andar e outras milhares de coisas? Rotina, processo... 

Há um provérbio "mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. PV 4:18. E ainda em Mateus 6:34 Jesus disse: ... não andeis ansiosos com o dia de amanhã...

A perfeição acontece depois de um tempo, a ansiedade não antecipa resultado, ao contrário pode atrasá-lo, e nos adoecer.

 Quando Exupery falou da beleza de caminhar até uma fonte para beber água,  e Almir Satlher quando canta: " ... ando devagar porque já tive pressa" acho que eles já sabiam disso aqui.

Conclusão, a vida é muito mais rotina do que resultados, logo, tenhamos calma para planejar e executar tudo da melhor forma que conseguirmos, com tranquilidade e os resultados virão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário